sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mais novidades...

Boa Tarde pessoal! Mais uma vez, desculpem a demora nas postagens, mas o problema é que só consigo postar quando consigo algum note emprestado e isso não acontece com frequência, pois o pessoal aqui não larga o computador nem acontecer uma inundação e tiver que nadar. Então eu não paro em casa... estou sempre na rua, ou ajudando alguém novo, ou mostrando algo pra alguém, apenas caminhando, conhecendo gente nova, ou mesmo estudando. Pois aqui (onde fico até dia 18) passam praticamente 15h por dia no msn/facebook/e-mail/youtube. Então eu sou como um abajur. E eu acesso a cada 3 dias durante 15 min.
Feliz com as pessoas que tenho conhecido, muita gente legal e como já comentei alguma vez o mais estranho são os laços que você faz com pessoas que conheceu há 2h. Semana passada conheci o Daniel e a Pri, fui no banco com eles, e 3h depois eles já estavam aqui em casa jantando. =)
Gosto muito de receber pessoas aqui em casa, gosto muito de ajudar e de ter com quem conversar e graças a Deus tenho facilidade em fazer amizade... já conheço pelo menos 4 vezes mais gente do que o resto do pessoal do ap.
Estou com dor de garganta... mas estava MUITO, MUITO MUITO pior... Por uns 3 dias me doía muito cada vez que eu tomava que fosse um gole de água... sério e estava com dificuldade inclusive pra dormir... pois passava pouco oxigênio... fiquei super preocupado... nunca fiz nenhum procedimento cirúrgico no Brasil e pensei "Não acredito que vou ter que fazer cirurgia de adenóides logo aqui na Irlanda... " Mas tomei umas pastilhas e alguns comprimidos e estou melhorando. Thanks God!
Está bem frio... nevou de novo, mas ainda bem que somente 1 dia. É chato neve! #Prontofalei.
Ontem fui na despedida de uma sueca colega de um amigo e uma coreana e uma árabe escreveram meu nome num papel. Achei o máximo. Fico fascinado com as diferenças culturais.
Conforme falei já, estou tentando viver a vida de um pessoa daqui, pois sempre lembro... não sou turista, não sou visitante... eu moro aqui. Então ao invés de ficar reclamando o tempo todo que não gosto da batata daqui, não gosto do leite, não gosto da carne... eu tento me adaptar. Pois o povo aqui vive com isso e está vivo, porque eu, logo eu vou reclamar. Realmente ressalto algumas coisas quanto a alimentação...
Frutas / Verduras eu acho caro sim e, tem pouca variedade. Mas se você paga 5 euros uma pint, não pode pagar 2 por um pacote de cenoura? Ah, pode sim! Se quer sobreviver tem que ter uma alimentação balanceada.
Leite condensado além de caríssimo é meio aguado. Bem como o creme de leite.
O leite é um pouco mais forte... porque é leite fresco não mega pasteurizado e aguado como no Brasil.
Os temperos tem um sabor diferente... um pouco mais forte.
Carnes estragam com mais facilidade e ficam escuras.
Eu sinto nitidamente no sabor dos produtos muito menos conservantes e aromatizantes, como no pão de sanduíche por exemplo.
Tem quase todo tipo de alimento pronto já... porções de macarrão com algum molho, porções de arroz com alguma carne... etc.
Você pode montar um armário novo com o que acha pela rua, ou atirado no chão nos lugares... só luvas já devo ter visto umas 30 por aí, cachecóis, casacos, gorros... tudo que imaginarem.
As Irlandesas usam saias micro pra sair a noite, mesmo que esteja -5º... elas "não sentem" frio.
Já consigo achar 5ºC gostoso de andar na rua. 8ºC está super agradável.
A maioria das paredes é de papel.
Ainda não comprei roupas e pretendo não comprar. Sim, com disse é barato. Mas minhas prioridades por enquanto são contas como aluguel, luz e comida. E sem viagens também. Os lugares não vão sair de onde estão e posso conhecê-los depois que tiver uma melhor estabilidade.
Já depositei meu dinheiro, já estou com meu cartão e minha conta já está ativa. Agora só falta aguardar o extrato para tirar meu GNIB e graças a Deus estarei com tudo pronto. Só falta o emprego.

Ainda não andei de LUAS nem de DART então não posso falar como é. Mas de ônibus sim e o serviço é excelente. Em cada ponto você consegue ver o número do ônibus, por onde ele passa e os horários em que ele vai passar no ponto onde você está e o tempo que levará até onde você quer ir e, acredite, funciona. E os ônibus não são hiper lotados com gente saindo pelas janelas, pendurados pelas portas, mesmo sendo uma cidade grande aqui. A mobilidade aqui é excelente. Tem muitos carros na rua, mas o trânsito flui. Ninguém tranca o caminho de ninguém e não tem espertinhos que passam sinal vermelho ou amarelo e, trancam todo um cruzamento. Eu vi um carro tentando passar o sinal depois que ele tinha ficado vermelho já, e um cara continuou andando e parou bem na frente, xingou, bateu com sua sacola no capô, nisso vieram outras pessoas e no vidro e xingaram também dizendo se ele por acaso não tinha visto que o sinal estava fechado para carros. Pararam e ele saiu, óbvio apavorado e não fará mais.
A segurança é super eficiente. A Garda (polícia local) não usa armas e mesmo assim conseguem manter a paz do lugar. Por quê? Porque as pessoas sabem que não se deve matar, não se deve roubar, não se deve pegar o que não é seu. Esta coisas que aprendemos quando temos uns 3 anos, porém alguns no decorrer de duas vidas, esquecem... Já vi Garda entrando em alguns estabelecimentos, mas pouquíssimas vezes e o engrçadinho foi imobilizado. Também vi uma pessoa que levou um soco na rua e o agressor também foi imobilizado pela Garda.
Agora são 17:04 e já é noite. Escurece em torno de 16:30. E o dia começa a ficar claro em torno de 8:30. A vida aqui começa mais tarde... enquanto no Brasil acorda-se 5h ou 6h para ir trabalhar ou ir para escola, aqui você acorda as 8h. Quando as pessoas não fazem nada, muitos acordam as 12h. Tomam um café reforçado, almoçam um sanduíche lá pelas 16h, e as 19h já estão terminando de jantar. E realmente eu sinto vontade de jantar as 18h, nunca entendia isso quando via filmes, etc as pessoas preparando o jantar tão cedo... mas enfim... é cultura.
Conforme já comentei, tem muuuitos brasileiros por aqui, milhares. E eles trabalham nas mais diversas áreas... e muitos nas áreas de atendimento ao público... pois de todas nacionalidades que já conheci... a brasileira é sim uma das mais hospitaleiras, com o sorriso mais bonito e com a maior simpatia. Sem sombra de dúvidas. E isso, conta muito. Mas também conforme falei está cheio de gente só querendo curtir e encher a cara, repito não é meu caso. ;)
Alguns querem saber só de pegação e isso é bem típico de brasileiro... tanto que já ouvi comentários de outras nacionalidades dizendo que brasileiro é "fresh". O que seria? Seria que brasileiro chega para xavecar todas mulheres que vê pela frente sempre com o mesmo papo e querendo conquistar. E realmente eu concordo pois eu não vejo isso sendo feito tanto por outras nacionalidades como por brasileiros por aqui. E elas todas sabem disso.
Não conheci muitos lugares ainda, até porque não tive muito tempo...
Acho que até já falei demais.
Assim que puder escrevo mais.
Forte abraço a todos.
Bjos pros meus amigos especiais do Rio Grande do Sul, especialmente.

Qualquer dúvida...
E-mail: emersonsilvaa@hotmail.com

2 comentários:

  1. Olááá Émer!
    Que saudade...
    Tu não vai acreditar, pode até me chamar de louca, mas seguido "te vejo" por aqui...na rua, dentro de um carro...uma coisa sem cabimento...hehehehe...
    Bom, sobre a viagem e tua estadia...
    Pelo que li nos posts está te adaptando, ou pelo menos tentando, né? Adorei o que tu escreveu sobre não ser turista e sim "morador"... Acho q o espírito é realmente este!
    Qto aos amigos...deve ser ótimo conhecer alguém e 1h depois saber tooooda a vida da pessoa...hehehe...neahm? Adorei a hiostória de terem escrito teu nome no papel =)
    Sobre o tempo...dizem que é o q mais se custa para se adaptar, pois amanhece tarde e escurece cedo, mas tu vai tirar de letra...
    As fotos estão lindas!!! AMEI!
    Bom, te cuida e nos mantém informados...
    Sorry por só ter conseguido escrever agora...
    Bjaooo e boa sorte =)
    Magli

    ResponderExcluir
  2. Fala Emerson!
    Desculpem a ausência e o atraso nos comentários e o sumiço! Estive meio fora da internet por alguns dias e, consequentemente, da blogosfera.
    Além disso o sumiço, não só digital, mas telefones e tudo se deram por alguns problemas.... que eu só to conseguindo resolver agora!
    Desculpa mesmo...
    Vou te ligar, desta vez eu prometo.
    Abs

    ResponderExcluir