segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Arrumando as malas...

Primeiramente peço desculpas pelo atraso em uma nova postagem... principalmente aos amigos não anônimos que sempre me visitam, como o Gabriel, Rodolfo, etc.
Mas a semana passada foi super atribulada com muitas tarefas, jantas, almoços, despedidas... uma loucura... rsrs... tive até que escrever numa agenda tudo que eu tinha que fazer ou ia esquecer, ou pior aparecer na casa errada no dia errado para jantar... hauhauah...
Em breve posto sobre os “Eventos” da semana e algumas fotos... E antecipo que foi EMOCIONANTE, INTENSA E ÚNICA.
Bom pessoal, como minha viagem será na próxima quinta-feira (18/11) resolvi falar sobre um assunto que SEMPRE gera muita discussão e dúvidas...
ARRUMAR AS MALAS
A seguir algumas dicas de como arrumar sua bagagem que será despachada e de como arrumar sua bagagem de mão.
Claro que varia de pessoa para pessoa, porém esta forma mais “genérica” creio que possa ajudar alguns.

Mala para despachar: 


Quantas?
Aconselho levar somente uma mala, pois além de você estar chegando cansado, vai ter que carregar malas para todo lado até chegar em casa; ainda deve sempre lembrar que sua mala é sua casa a partir de agora portanto quanto “menor” ela for, melhor; você está indo “morar” fora e não “viajar” pra fora portanto cuidado com o que leva... nada de coisas desnecessárias e supérfluas; você provavelmente vai adquirir mais coisas (como faria no Brasil) e lembre que na volta você vai trazer tua mudança brasileira e ainda trazer tua mudança européia, pois vai ter adquirido coisas em cada lugar por onde passar.
Peso?
De acordo com a operadora do seu vôo muda o volume máximo permitido em kgs para cada mala. No meu caso são 32kg. Sugiro (assim como farei) você fazer ensaios de mala... assim você já pode pesar a mesma antes e, inclusive se adaptar com a idéia de que aquele casaco não vai ir junto com você. ;)
O que levar?
1) Calças:
a) Jeans - como alguns já devem saber, mudam os formatos de país para país... pois a alimentação, clima, modo de vida altera o corpo e com isso muda a modelagem das roupas... portanto leve as suas do Brasil. Mulheres terão mais dificuldade de encontrar “aquela calça que fica linda”... portanto leve as suas. Varia de pessoa para pessoa a quantidade, no máximo 6 (vocês vão lavar não é pessoal, então não é porque você tem 30 jeans que precisa levar 30 jeans... rsrs).
b) Moleton / “Tactel” / “Suplex” – Serão excelentes para você ficar em casa, malhar, caminhar, correr ou até mesmo para dormir. Aconselho máximo 4.
Caso você seja fashion e tenha calças saruel estão incluídas no número máximo acima.

2) Pijama / cueca samba-canção / camisola:
     Se você usa, leve 2, se você não usa, não leve. Põe um cobertor a mais e está tranqüilo.

3) Cama / Mesa / Banho:

a)     Roupa de cama: 2 (lençol, fronha, e sobrelençol) – Na Irlanda não tem-se costume de usar sobrelençol.
b)     Toalha de banho: 2
c)     Toalha de rosto: 1 (outra vai ir na bagagem de mão).

4) Calçados:

a)Tênis – 1, o outro você deve estar utilizando... não sugiro levar muitos pra não ocupar espaço demais na mala. Eu particularmente vou levar 1 branco e 1 preto. E algo confortável de usar e durável... Não adianta levar aquele tênis lindo, mas que te deixa com bolhas ou aquele de pano puro que vai estraçalhar depois de um dia de 8h de caminhada entregando currículos, ok?
b) Sapatos femininos e masculinos – Homens sugiro levar 1 sapato que seja nem tão fino nem simples demais (médio) e 1 sapatênis, caso você tenha o costume de utilizar. Mulheres sugiro levar algum sapato baixo tipo estas sapatilhas que vocês usam que eu não faço idéia do nome, confortável. Uma bota SEM SALTO que vocês gostem, e como eu sei que vocês querem sempre estar lindas, altas e deslumbrantes levem algo de salto para quando foram na balada, mas no máximo 2, ta? Mesmo que vocês tenham um armário de 2mx2m de sapatos levem no máximo 2 tipo estes scarpin... não levem muitos pois vocês não vão usaaaar...
c) Chinelo – 1 unidade é o suficiente.

5) Camiseta / Regata / camisa / Pólo / baby look:

Começo dizendo pra não levar aquela que você tem, acha bonita, mas nunca usa, apenas pra ter “variedade”. Não ocupe espaço com nada desnecessário.
Esta parte vai depender de como é seu estilo... tem homem que usa muito camisa, outros já não vivem sem regata... mulheres que só usam baby look e camiseta, só para dormir e olhe lá...
a)     Camisa: Em torno de 5 é o suficiente.
b)     Camiseta manga curta: Em torno de no máááximo 10/15. Depende do seu estilo.
c)     Camiseta manga longa: Em torno de 5.
As camisetas entre manga curta e longa, não devem ultrapassar 20.
d)     Regata: Acho desnecessário levar mais do que 2. Mas se você não sobrevive sem regatas, leve 5 e desconte das camisetas.
e)     Baby look: Substituir o número de camisetas no caso feminino.
f)     Camisas pólo: Tanto masculinas quanto femininas, depende do seu estilo... 5 é o suficiente.

6) Terno:
Tanto feminino quanto masculino, caso seja do seu estilo, você goste muuuito e considere que vai utilizar, leve 1. Você vai poder combinar tanto a calça, quanto o casaco com outras roupas. Não precisa sair todo engomadinho/a como se fosse a um Evento. O blazer feminino/masculino fica também elegante com jeans. Portanto tudo vai depender do seu estilo. Gravata se quiser leve em torno de 2, mais sóbrias. Deixe aquela toda colorida para quando você voltar. J

7) Roupa de baixo / meias:

a)     Meias: 8 pares entre “meia invisível” , soquete, etc...
b)     Cuecas: Em torno de 7 é o suficiente. (1 vai na bagagem de mão)
c)     Calcinhas/soutiens: Levem em torno de 10 conjuntos. Pelo que sei lá as lingeries não são tão bonitas/confortáveis/modeladas como aqui... portanto leve as suas.

8) Higiene / Beleza:

Primeiramente digo para que não levem estoques gigantes de produtos. Lá encontrarão similares ou até mesmo o produto da mesma marca, só que com outro nome obviamente. Levem para seu consumo inicial somente.... a lista está de forma genérica tanto para homem quanto mulher... metade destas coisas da lista eu não levarei.

a)     Sabonete em barra ou líquido / desodorante / shampoo / condicionador / creme ou algum complemento que você use para cabelo / gel para cabelo/ espuma de barbear / gel pós barba / perfume / creme dental / escova dental / fio dental / pente ou escova para cabelo / talco para os pés / hidratante corporal / cremes em geral para o corpo (mãos, pés, rosto), incluindo aquele pós 25 que você pagou caríssimo / aparelho para barbear / esmalte / alicate / cortador de unha / cotonetes / algodão  /acetona / batom / gloss / base / estas maquiagens todas que mulheres usam / solução para lentes de contato / lixa de unha / pinça. Caso você necessite muito de um secador de cabelos em sua vida e tem aquele que você ama e não quer comprar lá, leve junto (lembro que a voltagem será 220v).

9) Casaco / Jaqueta / Blusão / Moleton:
Sugiro levar de 2 blusões de lã. E em torno de 2 casacos do tipo college (caso você use), 2 moletons ou canguru e 2 jaquetas.
Lembro que este número de peças é para alguém que não está pretendendo fazer compras assim que chegar. Caso você esteja viajando com um bom valor em dinheiro, pretendendo adquirir roupas quando chegar, reduza para uma jaqueta e um blusão de lã (apenas para chegar lá, neste caso).

10) Medicamentos:
Tenho a informação de quê somente são vendidos conforme receita médica em inglês (pode ser de médico brasileiro). Portanto leve alguma receita e também leve alguns para seu período inicial como:

a) Anti-histamínico / anti-alérgico / relaxante muscular / remédio contra insônia - dores no estômago - cólicas – cefaléia – dor de garganta - ouvidos - febre/ calmante / anti-gripal / xarope / colírio / manteiga de cacau / etc. Leve consigo todo o tipo de medicamento que seus médicos receitam para você no Brasil e que você está acostumado a utilizar. E para as enfermidades às quais você está acostumado a sofrer... você se conhece e sei que fará um bom trabalho. ;) rsrs
Mulheres: Levem caixas de anticoncepcional para todo o período que pretendem ficar, pois lá os medicamentos são diferentes e você vai ter que consultar, desembolsar a grana da consulta e do novo medicamento.

11) Diversos:

a)     Livro / caderno / dicionário / caneta/ lapiseira / óculos / relógios / pulseiras / anéis / brincos / fotos / cintos / bonés / chapéus / gorros  / chachecóis / luvas. Cada um tem seus acessórios. Levem em pequena quantidade, NÃO levem tudo o que tem em casa. NÃO leve aquela corrente de ouro que está na família há 200 anos. Nem aqueles brincos de diamantes do casamento da melhor amiga. Leve pouca quantidade, coisas básicas que você possa usar no dia a dia e que você não tenha um grande prejuízo caso sejam extraviadas.

            Lembro a todos mais uma vez: Apenas estou levando tantas peças pois NÃO PRETENDO COMPRAR ROUPAS no início (somente um casaco bem grosso). Sim, as roupas são muito baratas e podem ser encontradas em lojas como a Dunnes ou Penneys, porém de 5 em 5 euros, quando você reparar já se foram 50. E minha meta é gasto desnecessário ZERO.


Abaixo,  um vídeo de como organizar suas malas... mas já antecipo algumas dicas que sempre utilizo em minhas viagens...

Dicas:
1) Enrolar óculos e produtos que quebram em algo macio como toalha de rosto.
      2) Colocar meias, relógios, dentro de sapatos, tênis. Ou deixar por último e ir colocando os mesmos “encaixando” nos espaços que você vê que sobram.
     3) Camisetas eu coloco empilhadas e, algumas enroladas... não amassam e otimizam espaço.
     4) Calças eu coloco em sentidos inversos... pois como podem notar a parte onde tem o zíper, botões, etc é mais grossa... então eu coloco uma em cima da outra assim à ß, entenderam? Acho que sim. E também utilizo a dica que aparece no vídeo.
     6) Coloque seus itens de higiene dentro de alguma bolsa ou nécessaire. Se algo virar, quebrar, soltar, não vai sujar suar roupas.


Bagagem de mão:

Conforme ANAC: “De acordo com as novas regras, o passageiro não poderá transportar líquidos em frascos com capacidade superior a 100mililitros. Todos os frascos devem ser acondicionados em uma embalagem transparente, completamente vedado, com capacidade máximo de um litro ou 20 x 20 centímetros. Os líquidos conduzidos em frascos maiores do que o permitido não serão aceitos, mesmo que estejam parcialmente cheios."

Quantas?
É permitido um volume como bagagem de mão, que pode ser uma mochila ou uma mala qualquer (conforme modelos), mais uma bolsa à tiracolo ou de mão. Escolham apenas 1 unidade da linha de cima e 1 unidade da linha de baixo, ok?


Peso?
 Deve ser verificado com a operadora do seu vôo, no meu caso 10kg.
O que levar?
TODOS OS SEUS DOCUMENTOS, MUITO BEM ARRUMADINHOS E LIMPOS e, mais alguns itens:
a)     Passaporte
b)     Carta de admissão na escola
c)     Carta de acomodação
d)     Apólice do Seguro de saúde
e)     Carteira Nacional de Habilitação
f)     Seus euros em espécie, em cartão VTM, extrato do cartão VTM, cartão de crédito internacional.
g)     Carteira de alberguista (caso você tenha)
h)     Carteira Mundial do Estudante (caso você tenha)

Uma muda de roupa (incluindo roupa de baixo). Por quê? Caso sua mala seja extraviada ( o que não queremos jamais que aconteça ) você terá pelo menos uma roupa para passar 1 ou 2 dias.
Toalha de rosto.
Creme dental, escova de dentes, solução para lentes e o recipiente para colocar as mesmas, caso você utilize lentes que são retiradas antes de dormir. Desodorante pois é bom dar uma renovada. =)
Também algum livro/revista caso você queira ler durante o vôo.
Seu santinho, rosário, amuleto, trevo-de-quatro-folhas, enfim... caso tenha alguma superstição ou crença.
Máquina fotográfica, aparelho celular e seu notebook.
Obs.: Eu sempre levo um bloco de anotações/agenda e uma caneta. Pode ser útil.

Bom pessoal, espero ter contribuído um pouco com esta postagem, pois não foi fácil nem rápida de fazer... (rsrsrs). E que se ainda restarem dúvidas, as mesmas sejam poucas e, não exitem em perguntar.
Forte abraço a todos!

6 comentários:

  1. Émerson, Tá chegandoooo!!rs.. que frio na barriga não?!

    Como era de se esperar ( pq todos sao mto bons) amei este post! Ainda não fiz uma lista do que preciso levar, mas, agora, já sei onde me basear!
    Boa sorte para vc nessa reta final de Brasil! Boa viagem e conta pra gente como foi a chegada hein?!
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    Você acredita que eu fiz uma planilha em excel e tudo o que eu vou lembrando eu vou colocando lá e organizando por tópicos? hahaha. Assim não fica muito dificil de lembrar nos últimos dias, pq eu imagino que bate uma ansiedade grande. Eu vou levar somente uma mala grande, pra 32 KG, o permitido pela KLM... Porque quero trazer uma outra mala de lá quando eu voltar com as minhas coisas compradas lá.
    Cara! Desejo que sua viagem seja sensacional! Que seja tudo bem na despedida, no aeroporto, no avião e na sua chegada em Dublin. Desça do avião com o Pé direito, agradecedo pela oportunidade e com muito foco no seu sonho. Acho que dessa forma a gente cria mais forças pra enfrentas as dificuldades que podem aparecer por lá.
    E daqui 2 meses to em Dublin também! Quero te encontrar e certamente vou precisar de alguns conselhos, você será mais experiente do que eu. hehehe.

    Abração e ótima viagem!!!! Ah! Atualiza o blog ou o face que eu quero saber das novidades! :)
    Rodolfo

    ResponderExcluir
  3. Amei apostagem, mas gostaria de saber após você estar lá, o que de fato foi útil e não foi da sua mala ;)
    Porque pelo que já li, a compra de casacos por lá é praticamente obrigatoria.
    É que sou baiana aí já imaginou meu pânico com frio né rsrsrs.
    BEIJOSSSSSSSSSSSSS
    BOA VIAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Émerson

    Me era do teu post que eu tava precisando, tinha até pedido pra Tarsila alguma dica dai entrei no teu blog estava tudo ali pra me ajudar, estou indo em janeiro dai estava um pouco preocupada com o frio não que eu não esteja acostumada, como moro em Santa Catarina tem um clima ameno, já tinha decidido levar só uma mala.

    abs e obrigada
    Sônia

    ResponderExcluir
  5. Amigooooo Amadoooo!!!!

    Como estão as coisas por aí????

    Já estou morrendo de saudade....

    Ti amo muitoooo!
    Mil bjos.

    ResponderExcluir
  6. Danado éee!
    Eu tinha certeza que eu já tinha comentando nesse post! E eu já li ele todo tem uns dias.
    Mas, de qualquer forma, eu voltei aqui para lembrar você de mudar o título do seu blog. Agora tem que colocar "Mais um Brasileiro na Europa".
    Se precisar de qqr ajuda é só falar.
    Qndo comprar um chip daqui me passa o número.
    Abs

    ResponderExcluir