quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Novas notícias...

Hello Everybody!

First of all, quero pedir desculpas por ter ficado tanto tempo sem escrever, mas além de andar super sem tempo, eu acabei ficando sem note! Sim, estragou o carregador, levei o note junto pra ver se servia o novo que tinham e não funcionou... vou tentar em outros lugares, porém se não funcionar também vou ter que comprar um novo (ódio).
O vôo by KLM. Super tranquilo... tiveram alguns turbulências, mas nada de mais. O serviço de bordo KLM é excelente. Tanto a alimentação quanto o atendimento. Você pode escutar muitas músicas, assistir filmes e tem pra todos os gostos. E todos filmes atuais estão disponíveis também.
Chegando em Amsterdan é super tranquilo e você não precisa se apresentar para imigração deles. Apenas conferem passaporte e ticket. A viagem até Dublin desde o brasil é muito cansativa, nossa, muitíssimo cansativa. Eu estava podre. Sem falar no fato que chorei das 15h até as 20h.
A despedida, o momento em si foi muito doloroso... passou... mas foi bem doloroso... é horrível. Claro que cada um pode receber de uma forma...
Chegando na imigração no Aeroporto em Dublin foi SUPER tranquilo.
Eu cheguei, disse "Hello" e já coloquei na bancada o passaporte, a ficha com meus dados preenchida (que você recebe no último vôo, com destino a Dublin) e minha carta de matrícula da escola, carta de acomodação e meu ticket de volta para o Brasil. O agente não conferiu nada. Apenas pegou meu passaporte, registrou os dados, solicitou que posicionasse para tirar e foto só.
As aulas estão muito legais... a maioria dos colegas são brasileiros, mas tenho colegas de Honduras, Espanha, Malásia, Venezuela, México, Itália e China. Alguns brasileiros falam em português durante a aula, nos corredores e por tudo. Sim, é ridículo você pagar uma fortuna pra ir pra aula falar em português... como eu falei para uma colega, em português eu falo no Brasil e de graça. Enfim... cada um sabe o valor que tem seu dinheiro.
Estou fazendo também umas aulas free que uns alunos da Trinity College dão. Muito legal, hoje tinha gente da Lituânia, Romênia, Brasil, Japão, Espanha e Emirados Árabes.
É meio fácil se perder por aqui eu acho... não aconteceu comigo ainda, mas pode ser que aconteça a qualquer momento... muitas ruas não tem placas com o nome e é cheio de mini ruas e bequinhos, vielas, etc.
Não sei se, pode-se chamar de mendigos, mas tem sim pessoas pedindo dinheiro na rua. A diferença dos que tem no Brasil é que os daqui não ficam sujos e fedidos. Os daqui ficam sentadinhos no chão também, mas inclusive muito bem vestidos e limpos.
Compras no supermercado são muito baratas principalmente no Tesco e no Lidl. Produtos da marca Tesco são sempre mais baratos. Também tem umas lojinhas/supermercados de 1 ou 2 euros. E algumas coisas vale a pena comprar lá.
Roupas são baratas. Recomendo que não compre nada novo para vir. Venha com as que você tem em casa. Não traga seus melhores casacos, pois além de serem "inúteis" eles vão pesar na tua mala demais. Aqui chove muuuitas vezes ao dia, mas são chuvas passageiras... Você está andando, chove por 4 min e pára. São chuvas leves, sem trovões, sem raios, mas molham... por isso a necessidade de ter um casaco que seja de material impermeável (como os feitos aqui). Você pode encontrá-los por, de 15 a 60 euros nas lojas mais baratas que são a Dunnes e a Penneys, depende do modelo. Traga os casacos básicos. Ninguém está nem aí pra o que você veste. NEM AÍ! Já vi homens com calça mega colada no corpo, mulheres com laços gigantes no cabelo. De todos jeitos. Eles não tem "modinha" como no Brasil, que tem agora os "coloridos"... Aqui cada um se veste como decide e ninguém se preocupa com o jeito do outro vestir ou ser. Sim, de ser também.
Não pode beber na rua, porém pode ser que você veja em algum parque ou algo assim alguma criatura bebendo.
A maioria das baladas é free... porém algumas você entra gratuitamente até certo horário... depois é cobrado algum valor, mas não muito caro. Pub's também costumam ser com entrada free.
As pessoas são doidas algumas... e você encontro a lot of roupas espalhadas pelo chão nas baladas. Na rua é mega frio e aí dentro é super quente. Algumas pessoas não colocam seus casacos na chapelaria e ficam com eles nas mãos, de repente o alcool começa a fazer efeito no sangue e eles ou deixam cair ou atiram o casaco no chão mesmo pra dançar sem ele. E não se preocupam em resgatar.
Tem muita segurança. Muitos policiais na rua, inclusive a paisana. Tem câmeras por tudo. E os policiais não tem armas. Pois é... imagina isso no Brasil.
O pessoal do AP aqui onde estou passando 1 mês é muito gente fina. Dividimos o valor da comida, porém cada um compra suas coisas particulares também como café, biscoito, alguma geléia, etc.
Ainda não procurei por AP ou casa pra morar, mas pelo que vi não é algo que seja muito difícil não e até recebi uma proposta. Minha estadia aqui vai até dia 17 eu acho.
Eletrônicos são super baratos. Não compre máquina fotográfica antes de viiiir! Aqui você encontra máquinas mega profissionais por uns 400 euros. Vale muito a pena!
Já me perguntaram se eu era inglês (sem eu ter aberto a boca pra falar... haha) e se eu era italiano (depois que eu falei em inglês), algums pessoas ainda pensam que eu sou europeu. hauahuah... Eu tento evitar falar em português, até com brasileiros. Uma teacher até disse hoje que minha pronúncia era Excellent! =D
Adoro falar com estrangeiros, entendo tudo o que dizem praticamente. Os sotaques que acho mais difíceis de compreender são os sotaques de chineses e de irlandeses. Os árabes, espanhóis, italianos e brasileiros são os mais fáceis de compreender. Com o tempo você já começa a se confundir até quando está falando em português. Mistura línguas em sotaques. Já soltei várias, até um "mutsu beim".
O vento é cortante como se fossem facas passando pela sua cara, orelhas, etc.
Não consigo mais viver sem um cachecol e luvas. Nos 3 primeiros dias meu rosto ficou assado por conta do forte e cortante vento. Ficou vermelho! =( Mas eu comprei um creminho da Nivea no Tesco e isso hidratou e agora já está normal.
98 entre 100 irlandeses tem os olhos azuis/verdes. Os olhos deles são lindos. Em compensação os sorrisos não são tããão lindos.
Já encaminhei a documentação para fazer meu PPS. Agora aguardo pra poder abrir a conta no banco e fazer meu GNIB.
As pessoas são muito educadas. Tudo que elas fazem a todo momento dizem "Sorry", pedem desculpa a todo momento. E é costumeiro alguém falar com você no supermercado, no shopping, etc.
No shopping... Passei por um monte de cachorrinhos (de pelúcia) e eles "respiravam" através de um dispositivo. Havia uma senhora olhando também.
Quando fui tocar ela disse "Be carefull they bite"... "Woow, it's a joke" e sorriu.(Seja cuidadoso eles mordem. Ah, é uma brincadeira). Eu sorri e disse. "Oh my good, I'm scared"... (Fiquei assustado). hehehe
No supermercado...
Primeiro vou contar o que ela perguntou primeiramente e o que eu respondi primeiramente
Irlandesa - Qual a data de hoje?
Émerson - As batatas ficam lá.
¬¬
Na primeira vez que ela perguntou eu entendi "Uatzata taitei"
Da segunda vez eu entendi "Where is the potato"
Da terceira vez eu entendi "What's the date?
Daí eu acertei, foi isso mesmo! hahahah...
Acho que é isso pessoal! Por aqui tudo bem... estou meio europeu já... tanto pra vestir quanto agir... hehehe... até me acostumei a tomar a cerveja (quando eu tomo, o que não é todo dia) na temperatura ambiente.
Se algum de vocês que está passando por aqui anonimamente quiser fazer alguma pergunta, dúvidas em geral sobre alguma coisa, enfim... deixem comentário que tentarei responder o mais breve possível.
Forte abraço a todos!

25 comentários:

  1. kkkkkkk
    Bolei de rir com o lance dá "Uatzata taitei" dps batatas e dps data! kkkkk
    Bom, se vc parece assim tão europeu eu te empresto meu passaporte.... pq eu sou europeu mais não pareço nem um pouco!
    Que bom que a viagem deu td certo.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Émeeeeeeerrrr! Q alegriaaaaaaa ler tuas noticias, saber q vc está bem e gostando... só estamos preocupados pois ouvimos q a Irlanda está em crise. como estão as coisas aí em relação a isso? já procurou emprego? disseram q está dificil de conseguir emprego!!! bjooooooo e um abração! JU W.

    ResponderExcluir
  3. Adorei Emerson, lendo foi como um filme passando. Eu estava mesmo precisando ler algo tão positivo, contado por alguem que está na Irlanda há tão pouco tempo. Legal tb sua preocupação em relação as malas (como arrumar. Toda a sorte e felicidade do mundo. Bj

    ResponderExcluir
  4. Haha...Ótimo esse post! O povo com sorriso de Tiririca são muito educados mesmo! Boa sorte por ai cara. até mais.

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber notícias tuas!!!! Adoreiiii o post! Continue nos mantendo informados!!
    beijo
    Fran Casarin

    ResponderExcluir
  6. Emer!
    Saudades de você!!
    Sempre me divirto com as tuas histórias. Parecia que eu estava vendo tu falar. hauhauhaua
    Boa Sorte ai!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Como dou risada quando passo aqui rsrsrs
    Que maravilha que sua adaptação foi 100%
    E que bom vc falar do vento cortante, nem me lembrei que frio faz mal a pele tanto quanto sol...
    Chegarei aí 27/01 e mega ansiosa e preocupada com o frio.
    Faz algum vídeo pra mostrar o dia-a-dia
    Tudo de bom viu!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Q saudade Emer! Q bom q vc está bem, e está gostando! Estou sempre torcendo por vc aqui! Bjãooo

    ResponderExcluir
  9. Gabriel que foi engracado depois, foi mesmo! hauhauhaa...
    Satisfacao te onhecer e a teus flatmates!
    Abracao!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju! Agora faz 10 dias... semana passada foi impossivel procurar emprego, pois tive aula todos os dias e tinha coisas pra resolver com a documentacao... e fora o fato de estar sem computador e nao ter CV nao tem como procurar nada... mas a parte do CV esta sendo resolvida...
    Obrigado!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  11. Ola guria do "A Caminho da Irlanda"... Obrigado pelo comentario e pelos desejos! Quando vens? Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Herick, sorriso de Tiririca foi cruel hein... (ta mas eu tenho que concordar um pouco... huahauha) Abracao!

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran! Saudades! Se programe pra vir me visitar! Bjao!!

    ResponderExcluir
  14. Cate, sabia que eu trouxe a pedrinha que voce me deu? Uhum... esta aqui comigo me trazendo sorte! Bjo!

    ResponderExcluir
  15. Aline, traga um creme hidratante pro teu rosto ou tu vai sofrer!! Eu ja recuperei minha pele com o tal creminho Nivea, sexta ja disseram que eu tinha 20a, ontem 19a. hauhauha... esta otima de novo!
    Beijao e quando voce vier me chama se precisar ir comprar roupa! Te ajudo a carregar sacola! hehehe

    ResponderExcluir
  16. Oi Nah! Saudades de tomar 5 garrafas termicas de chimarrao e comer 4 potes de pipoca gargalhando com voce!
    Bjao!

    ResponderExcluir
  17. Adorei o desapego pra vestir!
    Baladas free são óptimas! ADORO!
    Continue nos atualizando...
    Beju

    ResponderExcluir
  18. opa tudo bem?
    muito maneiro o post,
    como esta a situacao real ai?
    pq to pensando em ir em setembro do ano q vem, com ingles muito fraco.

    abracos
    e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  19. Oi!! que bom ler este post! Saber que a imigração foi bem tranquila, enfim, ver que deu tudo certo.. que está dando!

    Agora falta pouco mais de 2 meses para eu estar aí.. ansiedade tá batendo já! N vejo a hora!

    Continue sempre nos atualizando sobre a vida por aí!
    bjo e boa sorte sempre! Dressa

    ResponderExcluir
  20. Muito manero seu blog brother, vc escreve bastante e bem (ainda bem). Eu e minha mina vamos para Dublin em Outubro até lá muita ansiedade. Muito sucesso ai na Ilha Esmeralda.

    Abç!

    ResponderExcluir
  21. Oi Trisha! Sim, é bastante desapego mesmo...
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  22. Blz Ramon! Bom quanto o nível de inglês tem pessoas que não sabem nem perguntar o nome... e olhe lá... tem todos níveis, alguns já chegam sabendo algo, outros bastante e alguns NADA. Mas de dedique e estude antes de vir, e principalmente faça cursos nas áres de bartender, pizzaiolo, etc, estas coisas do tipo, pois vai te ajudar no currículo.
    Continue escrevendo caso tenha dúvidas.

    ResponderExcluir
  23. Oi Andressa! Que bom que você passou por aqui! Já estava sentindo tua falta nos posts! Está chegando a hora de você vir!! E vai morar naquele lugar lindo! Aproveita o máximo aí tua família hein... assim que conseguir eu formulo um novo post.. está complicado sem note... =/
    Abração!

    ResponderExcluir
  24. Vinny! Obrigado pelas palavras cara... aproveite com tua namorada e já vão estudando um pouco... nunca é demais!
    Abração kra e se tiver dúvidas, não hesite em perguntar! ;)

    ResponderExcluir
  25. Oi Émer....
    Estás fazendo falta aqui gurizinho....
    Só tu mesmo para descrever todos os detalhes... morro de rir.... imagina eu aí contigo??? Iria ter um ataque....hehehehehe
    Um grande beijooooo...
    Su

    ResponderExcluir