quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Como tudo começou...

Sim, falta pouco... faltam apenas 14 dias...
Já nem sei dizer o que eu sinto agora... se ansiedade, se nervosismo, se stress pré-viagem, se afobação em chegar lá, se preocupação com emprego, com comida, com aluguel, com minha rinite, com gripes que me deixam semi-podre...
Eu sei uma coisa... estou partindo para a construção do maior empreendimento que já fiz até o momento (digo até o momento porque posso um dia construir um prédio, quem sabe? Rsrs)...
O intercâmbio, a vivência no exterior, o anseio por viajar, não se acomodar, conhecer o novo, viver coisas diferentes, vem faz muito tempo transformando o modo como sinto, vejo e recebo as coisas...
Há menos de 3 meses, estava em um emprego sólido, sem ao menos imaginar que também seria pego pela “crise” na qual a empresa passava... foi um choque a demissão?
FOI! Esperava ser demitido tão logo? NÃO.
Mas deixando isso de lado... não era minha intenção partir para o intercâmbio neste momento, tanto por ter um emprego estável, quanto o crescimento que consegui nesta empresa... não jogaria isso tudo pro alto. Aliado a isso, não tinha nem 500 reais sobrando pra poder começar a pensar no intercâmbio...
Além dos meus gastos pessoais, com roupas, móveis, vida social, tinha a faculdade, transporte, inglês, algum auxílio em casa, saúde... Muitos gastos e bem difícil economizar...
Aí veio a demissão... mundo caiu? Não...
Com a cabeça erguida, e cumprimentando 1 a 1 todos os mais de 400 funcionários, foi feita a devida despedida...
Agora vem os trâmites de desligamento, FGTS e tudo mais...
Bom... desempregado, com as contas pagas... E agora Émerson?
Procurar um emprego na mesma área? Procurar um emprego em outra área? Mudar de cidade? Fazer o intercâmbio que você sonha há tanto tempo?




Sabe... a idéia do intercâmbio para aperfeiçoar meu inglês,  não é algo tão antigo assim... aproximadamente 6 anos atrás isso começou a se tornar mais latente na minha cabeça... pois... não vem ao mérito comentar aqui os porquês, mas se voltarmos 10 anos atrás eu jamais imaginaria que um dia nesta vida entraria numa avião, e pra voar... É... a vida muda... e ela não é um circulo vicioso... cabe a nós, somente a nós e restritamente a nós fazermos nosso destino, nosso futuro... temos um operário que se tornou presidente, uma seringueira senadora, um camelô dono de uma das maiores redes de televisão do país, dentre tantos outros exemplos que poderíamos citar...
A vida é de quem vai à luta, de quem persegue seus sonhos, de quem não abaixa a cabeça com o primeiro problema, de quem não aceita passivamente as coisas que não estão de acordo com o que gostaria e, luta, briga, chora, apanha, levanta, cái, levanta, corre, busca e alcança o que quer.
E aí vou eu... depois do contato com algumas agências, lendo alguns textos na Internet... tinha pouco tempo para decidir... o dinheiro estava contado e se ficasse muito tempo decidindo, poderia gastar o que não deveria me mantendo por aqui e lá se ia o sonho... por água abaixo...
Conversei com algumas pessoas, pouquíssimas e posso citar dois nomes que mais me fizeram querer isso, mais do que nunca, PATRICIA E FRANCIANI.



Quanto à mãe? Suas reações...

1)                Achou que era mentira,
2)               Achou que eu ia gastar (muito) dinheiro apenas com algo tão louco e no qual eu iria passar o maior aperto. Deveria investir em outra coisa.
3)               Tenta me convencer a conseguir um emprego aqui.
4)               Aceita a idéia, mas fica estressada, não compreende.
5)               Aceita a idéia, começa entender e conta para amigas que perguntam sobre mim.
6)               Começa a fazer pratos que eu adoro, e inclusive alguns que ela prometia fazer “um dia”, alguns destes eu esperava pra provar há uns 4 anos (verdade).
7)               Começa a ficar entristecida, passa muitos momentos comigo e todos os dias fala em “quero ver como vai ser quando eu chegar em casa... e vou saber que tu não vai voltar em 10 dias... vou jantar sozinha, tomar chimarrão sozinha, dormir em casa sozinha...”
8)               Ainda não chegamos aqui.... os informo em seguida...

Amigos? Muito feliz estou com os retornos de alguns... Cada um com sua particularidade têm sido muito especial pra mim, uma janta, um almoço, um café, uma caminhada, um chimarrão, são várias as formas de despedida e todos são especiais demais... afinal eles que preparam este Émerson que no dia 19 estará encostando os pés em solo desconhecido... sozinho? Não.... a positividade e luz de todos estará comigo... sempre...
Alguns amigos (poucos graças a Deus) confesso que me surpreenderam... pelo descaso em nem ao menos enviar um e-mail, uma ligação, nada... enfim... não podemos “esperar” das pessoas ações das quais estávamos “esperando”, cada um recebe de uma forma e cada um transmite de uma forma... se para alguns isso que estou fazendo não é nada... pra mim é a MAIOR VITÓRIA da minha vida. Estejam certos disso.
Já escrevi demais....
Obrigado amigos, obrigado pessoal que visita anonimamente, obrigado mãe, obrigado colegas de trabalho...
Já não sou o mesmo Émerson de antes, nem o mesmo de ontem... tão pouco o mesmo de amanhã.... cada dia está sendo único, intenso, diferente, novo... a cada dia que acordo, olho no espelho e vejo um homem diferente, minha cabeça não é a mesma, meu rosto não é o mesmo... parto dia 18/11 com 25 anos completos em 7/11, com garra, determinação, coragem, força, entusiasmo, caráter, companheirismo, calma, com um chinelo, toalhas, e sabonetes que a mãe me deu (hehehe), 3 litros de lágrimas e, com muita, mas muita fé, positividade e luz que nunca faltaram e nunca faltarão.


Nasce Mais um (ou não) Brasileiro na Europa...

Não há limite para quem sonha... e busca.
Mais uma batalha vai começar... e eu estou pronto!


8 comentários:

  1. É isso ai Emerson. Isso se chama determinação. Siga em frente que você irá concrequitazar todos os seus objetivos. Sempre haverão obstáculos. O lance é erguer a cabeça e seguir em frente.
    Eu esqueci de te dizer: Perguntei na minha escola aquele lance da carta de acomodação servir como comprovante de endereço. Eles disseram que geralmente os bancos não aceitam cartas da escola como comprovante de endereço. De qualquer forma, quando você chegar aqui, que for na escola solicitar a papelada, você confirma com eles.
    Ainda não descobri o lance do dia da indpendência e tals. Depois te falo.
    Muito obrigado lá pelos nomes que você lembrou dis irlandeses. Já está no ar e com agradecimento a você.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Émerson!
    Imagino, ou melhor..., posso até mesmo sentir um pouco de todo esse turbilhão de sentimentos que está descrevendo. O mais angustiante é a espera. Tu sabe que quando descer do avião lá na Irlanda todo esse "zunido", esse monte de pensamentos que estão na tua cabeça vão simplesmente desaparecer. Por alguns momentos acho que vai ser meio assim: "Nossa! Quanta coisa nova pra eu ver, aprender, "pra que lado eu vou mesmo?", saber, entender, "que cabelo esquisito esse!!!" cheirar, tocar, .... hahahaha parece que estou vendo!
    Não acho que vá ser fácil, e nem vou dizer que a tua mãe vai ficar bem como se nada estivesse acontecendo... não, não mesmo. Tua mãe vai sentir, vai ficar triste, angustiada cada vez que fica sem falar contigo, sem notícias tuas... bom, sabe como é. Mas, sabe uma coisa? Na minha opinião as mães são seres que vão além do que a gente conhece (eu reconheço isso), elas são conscientes de várias coisas que não falam, entre essas coisas, as mães sabem que estamos fazendo as nossas escolhas, assim como elas fizeram as delas.
    Mesmo que hoje em dia elas meio que não aceitem e não toquem mais no assunto, no fundo elas já sabiam desde o início, desde que a gente estava dentro da barriga delas, que não vamos ficar sempre por perto, debaixo do mesmo teto... e isso é saudável, isso quer dizer que deu tudo certo, tudo está ocorrendo dentro do normal. É natural que a gente vá muito mais além do que nossos pais foram. Por mais que o coração da Dona Elzira diga que "não deve ir", "não queria que ele fosse", a cabeça SABE que apesar dos pesares ela criou um filho extraordinário.
    Bom, por hoje é isso! rsrsrrs
    Beijo e beijão pra tua mãe.

    ResponderExcluir
  3. Chorei! bom...é isso! e eu sei que tu vai ser Muito, mas muitoooo FELIZ! sem mais!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nem te conheço mas senti a emoção com lágrimas nos olhos... Imaginei minha despedida aqui...
    E quem disse que VENCER é simples?
    Força viu, pensamentos positivos e pé na estrada que o céu não tem limites.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Achei o blog por acaso e me identifiquei, escrevendo só pra desejar muita luz, sorte e felicidade pra vc, apesar de nem te conhecer...

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de dizer que chego em Dublin tb em novembro! Viajamos quase na mesma data, mas ficarei só 1 mês...

    ResponderExcluir
  7. Emerson, adorei as dicas.
    Há um mês escolhi a Irlanda como meu próximo destino, em breve, Se Deus quiser e sei que será logo, no máximo daqui um ano.
    Meu "problema" inicial é que, sou casada há 7anos e minha companheira "pediu" para escolher entre a viagem ou o nosso casamento. Ela diz que não é opção de escolha, mais que não vai me esperar. Você passou por algo parecido? conhece algo a respeito?

    ResponderExcluir
  8. Elaine me envie um email....
    emersonsilvaa@hotmail.com...

    ResponderExcluir