quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cultura Irlandesa, lendas, etc...

Já que vocês estão viajando junto comigo, vamos conhecer agora um pouco da cultura irlandesa...
Vamos começar com os Leprechauns, aqueles tão famosos duendes que escondem os potes de ouro, no final do arco-íris que tanto escutamos falar que existe, desde que somos crianças.


Os Leprechauns são figuras mitológicas do folclore irlandês. Considerados como guardiões de vários tesouros, dentre eles o tão famoso pote de ouro. Também são conhecidos por estarem sempre ocupados trabalhando na confecção de sapatos, feitos de materiais naturais, tais como, flores e gotas de orvalho.
Seu nome vem do do Gaélico luacharma'n, significando meio-corpo (no sentido de pequeno) ou leith brogan que significa sapateiro.
Estão sempre vestidos um em traje verde, sapatos com fivelas, e seus inseparáveis cachimbo e martelo.
Adoram música e dança. Moram em pequenas casas construídas nas raízes de grandes árvores.
Citando Brian Froud (ilustrador inglês) "Como acontece com todos os seres encantados, é importante que você veja o leprechaun, ou duende irlandês, antes que ele o veja, pois ele se torna então mais cooperativo e talvez possa até levá-lo a um de seus potes de ouro escondido. Mas ele é muito astuto e traquina, capaz de desaparecer num piscar de olhos".
Então se um dia vocês encontrarem algum deles por aí não desviem o olhar sequer um segundo, pois caso o mantenham aprisionado com a força do olhar, em troca da liberdade ele poderá lhe mostrar um destes esconderijos.

Ps.: Acho que os Leprechauns devem fazer os sapatos da Marina Silva.

Abaixo o link de um joguinho chamado Luck Charm. Sua intenção seria “catar tesouros” e se tornar um “Leprechaun”. heuheueh... mas já aviso se quiserem baixar: Apenas 1h é free... se quiser jogar mais tem que adquirir o jogo.



E aqui um trechinho do fillme Darby O'Gill and the Little People produzido por Walt Disney em 1959:



Darby O'Gill and the Little People ou A Lenda Dos Anões Mágicos que foi o título no Brasil conta a história de Darby O'Gill que é um contador de estórias irlandês que acaba se envolvendo com algumas das próprias coisas das quais ele fala, como fadas, espíritos e outras figuras do folclore irlandês.

Repararam como o Sean Connery está jovem???

Nenhum comentário:

Postar um comentário