terça-feira, 5 de outubro de 2010

Iniciando uma nova Etapa...

Ah, eu não fazia a mínima idéia do que escrever como primeiro post... mas eu abro ele com uma oração para trazer mais fé, sorte e proteção:

Pai nosso, que estais no céu
Santificado seja o Vosso nome,
Venha a nós o Vosso reino,
Seja feita a Vossa vontade,
Assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal,
Amém.

Agora sim =)

Bom, este blog vai servir tanto para quem me conhece quanto para quem não me conhece... Servindo de apoio para pessoas que assim como eu estão/estavam cheios de dúvidas quando pensaram... “VOU FAZER UM INTERCÂMBIO!!!”
Vocês vão poder acompanhar um pouco da minha trajetória pela Europa, mais precisamente (mas não somente) em Dublin, capital da Irlanda.

Europa: Possui em torno de 50 países, A Europa é o terceiro continente mais populoso do mundo, após a Ásia e a África, com uma população de 731 milhões ou cerca de 11% da população mundial. É considerada o berço da cultura ocidental. Os Homo erectus e os Neanderthalis habitavam a Europa bem antes do surgimento dos humanos modernos, os Homo sapiens. Os ossos dos primeiros europeus foram achados em Dmanisi, Geórgia, e datados de 1,8 milhões de anos. O primeiro aparecimento do povo anatomicamente moderno na Europa é datado de 35 000 a.C

Irlanda: É dividida em República da Irlanda, com sua capital estabelecida em Dublin e que cobre cinco sextos da ilha e; Irlanda do Norte, cuja capital é Belfast e que faz parte do Reino Unido. Éire é o nome em irlandês que se refere tanto à ilha da Irlanda quanto à República da Irlanda. Ele vem da deusa Ériu, que teria ajudado os gaélicos, de acordo com a mitologia céltica, a conquistar a Irlanda, e é uma das três rainhas dos Tuatha Dé Danam.
A população da ilha é de aproximadamente 6,3 milhões de habitantes; 4,5 milhões na República da Irlanda e 1,8 milhão na Irlanda do Norte.

Dublin: Tem uma população de 505.739 habitantes na cidade e sua àrea metropolitana tem 1.661.185 habitantes. Foi fundada pelos vikings que a dominaram até 1170, quando então foi dominada por ingleses. O topônimo (nome de lugares, da sua origem e evolução, do grego topos – lugar e, ónoma - nome) "Dublin" é geralmente atribuído como derivação do gaélico Duibhlinn (literalmente piscina negra), todavia existe certa controvérsia sobre isto, e no gaélico mais moderno também é conhecida como A cidade da piscina natural da cerca de juncos.
Os primeiros registros de Dublin datam do ano 140 d.C., que se referem à cidade como Eblana.



Conhecendo agora um pouco mais do lugar pra onde estamos indo, podemos partir pros próximos tópicos... Obrigado Wikipédia e Google =)

Mas Émerson, porque Irlanda?
Bom, não foi o único destino que entrou nas minhas possibilidades... Austrália, Nova Zelândia, Canadá, EUA, Inglaterra e Canadá também estavam na lista.
Porém foram estudadas algumas coisas como minha situação financeira, facilidade de adaptação, facilidade em conseguir o visto. E o país para o qual as portas se abriram foi: Irlanda.

Mas Émerson como tu fez pra ir?
Bom... o primeiro passo é ter CORAGEM muita coragem pra deixar o aconchego da casa dos seus pais (no meu caso da MINHA MÃE), onde você tem comida, casa, roupa lavada, etc... Largar todo o conforto para se jogar para outro país com pessoas desconhecidas (sim, estou indo sozinho), outro clima, outro idioma, enfim...
Depois disso, você tem que fazer o seguinte (sugiro procurar alguma agência de intercâmbio para este processo, no meu caso utilizei a EGALI que me forneceu todo apoio que precisei e a Fernanda da unidade à qual fui atendido foi muito atenciosa):

- Matricular-se em algum curso, no meu caso de inglês.
Para conseguir permissão para trabalhar também, é necessário que você matricule-se em um curso de no mínimo 25 semanas.
Durante o período de aulas você pode trabalhar até 20h/semanais e durante seu período de férias até 40h/semanais.
- Procurar e alugar algum lugar para morar lá, estando ainda aqui no Brasil e ter o comprovante de residência deste lugar em seu nome ou, o comprovante e uma carta escrita e assinada pela pessoa titular do comprovante garantindo que você irá morar naquela residência.
- Comprar passagens de ida e volta. Pesquisei as principais operadoras; Ibéria (Espanhola) e KLM (Holandesa). Gostei mais do que li e vi sobre a KLM, o valor é um pouco mais alto do que Ibéria, porém creio que vale a pena, informarei assim que utilizar-me dos serviços. ;)
- Providenciar teu passaporte.
- Possuir em dinheiro no mínimo 1.200,00. Pois €1.000,00 (os quais deverão ser apresentados ao agente de imigração na sua chegada) você vai precisar depositar quando for abrir uma conta bancária em Dublin e não vai poder movimentar este capital enquanto não receber seu extrato com teus dados bancários em casa, os outros €200,00 são para você se manter durante este período.
- Ter algum seguro de saúde, que pode inclusive ser o fornecido pela escola. Porém para viajar para países da Europa que participam do Tratado de Schengen (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha e Suécia ), você deve ter um seguro de saúde no valor mínimo de 30.000,00. Ao menos, o mesmo é exigido.

Bom, munido de todas estas informações, valores e documentos você esta pronto para viajar!
Ou quase né... agora tome coragem, desprendimento, força de vontade, esteja disposto para conhecer a nova cultura e comece a se adaptar com o frio! Sim, pois a temperatura máxima NO VERÃO é de em torno de 19ºC... Para quem agüentou 44ºC Janeiro passado, veremos como será meu verão no próximo Junho, lembrem que lá as estações do ano são o contrário daqui, vou chegar no quase petrificante inverno.
Olhaaa não vou precisar colocar bolas de algodão nem de isopor raspado no pinheiro de natal \o/. Utilizarei (ou nem vou querer saber dela) neve de verdade. Isso se eu tiver uma árvore né! Mas eu terei, nem que compre uma no 1,99 euros.

Bom, agora chega de escrever vocês foram guerreiros com sua paciência e  chegaram até aqui...

Bom Dia / Boa Tarde / Boa Noite...
(não sei qual horário estão lendo né...)

Ps.: Não entendo o porquê mas tem uma parte ali no meio que não consigo tirar o fundo branco. Enfim... o que importa é que vocês entendam. =)

9 comentários:

  1. Então tá!
    Apesar de eu não amar/idolatrar a idéia, meus "irmãos mais novos" insistem em atravessar o oceano para morar do lado de lá!
    Estarei acompanhando todas as "news" por aqui, tomara que dê para ti escrever bastante. Vê se não deixa muito tempo de vácuo entre os posts né? A gente se preocupa daí... huahuahua
    Tu já fez o skipe? Ai não esquece.
    E me manda um e-mail com as informações básicas: endereço, nome da escola, endereço da escola, telefone de contato... essas coisas.
    Bom, além disso, também quero desejar muita SORTE (afinal todos já sabemos que ela acompanha os competentes, portanto meu desejo é só para um certo "plus" de sorte, bônus!)e como já estas cansado de saber, podes contar comigo. Eu sei que tu vai te dar muito bem lá, assim como em qualquer lugar desse mundo. Quem te conhece sabe do teu potencial e principalmente TU sabes o quanto podes ir mais longe.
    Fica bem lá, não faz coisas idiotas e que te coloquem em risco, te cuida e coloca bastante ROUPAAA porque apesar de parecer impossível, em Dublin vai ser mais frio que na sala do ADM... pay atention! Hein, outra coisa, já tenta te informar sobre o anti alérgico que tu pode pedir na farmácia lá pq se te der uma crise de rinite tu vai ficar insuportável e com aquela cara de mostro, um olho inchado, o outro caido lá no meio da bochecha, o nariz vermelho, aff, daí não vai pegar ninguém! huahuahaua
    Antes de tu ir ainda nos falamos, ainda tenho mais uma listinha de recomendações para te passar pessoalmente, tipo: não pega bala de estranhos, olha por dois lados antes de atravessar as ruas e lava bem atrás das orelhas... huhauahuahaua vou ali no aeroporto também no dia 18/11.
    Até mais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. EMERRR! Como que tu não me conta pessoalmente essa novidade? MELHOR coisa que tu podia fazer depois do que aconteceu era isso! Parabéns pela escolha, parabéns pela decisão! BOA SORTE! TUUUDO DE BOM!
    To tão feliz por ti! tão feliz! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Aiii meu querido amigo...só posso te desejar muita sorte e que dê tudo certo nesta nova etapa da tua vida, porque potencial tu tens, e muito!!Vou te acompanhar pelo blog e assim fico sabendo das novidades!!Não deixa de atualiazar, pois quero sempre saber noticias tuas!!Beijão, tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que a sorte esteja ao seu lado quando sentir
    que seu coração está batendo forte.Isso é apenas o nervoso, quando nos deparamos que estamos diante daquilo que queremos.Ou quando estamos diante daquilo que conquistamos,com muito esforço.Quando estamos fazendo uma prova, e achamos dificuldades em cada exercício.Ou quando nos arrumamos para o primeiro encontro com alguém.Quando esperamos ouvir da boca da pessoa amada uma certa palavra de amor.Ou quando temos que fazer alguma apresentação na escola. Quando somos chamados para fazer um teste no trabalho que sempre sonhamos.

    Bom, tudo isso é um momento em que desejamos sorte.

    Boa sorte, para você que esta ansioso a realizar algo.

    Cruze os dedos e se deseje...Muita Boa Sorte!
    A sorte com certeza está dentro de você.

    (Celi Luzzi)

    Meu amigo... por hoje é só. Abração.

    Olizal Azevedo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Opa! Tudo blz? Régis você vai ficar onde lá? Já sabe?

    ResponderExcluir
  7. Dae cara, sou aqui do RS e estou embarcando também rumo a Dublin dia 11 de dezembro xD, vou pela CI e vou ficar numa Host Family nas primeiras 4 semanas, alias deixa eu te perguntar, para onde você vai depois do primeiro mês?? eu estou procurando alguem pra dividir um ap lá (dou preferencia que tenham estrageiros também, que assim já se aprende o Inglês com varios sotaques...). Alias, se quiser me adicionar no MSN para nós trocar umas dicas, eu agradeço.. (regis_hs@hotmail.com)...éé nóis na Europa!!!

    ResponderExcluir
  8. torço muito por vc xaraaaaaxaooo vo entra direto aqui pra te acompanhar....blog,msn tbm ne....... vai com Deus XARA.... BOA SORTE e tudo vai da certo!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá meu querido amigo. Eu não podia deixar de enviar este post sobre intercâmbio que recebi por e-mail de um brasileiro. Estou muito feliz por saber que você irá participar brevemente deste tão importante projeto e investimento. Eu desejo-lhe sorte. Sei que você irá colher excelentes frutos. Neste post há o depoimento emocionado do brasileiro... vale a pena conferir. Ah, eu também pretendo participar de um programa de intercâmbio futuramente, no momento, estou juntando as dicas e analisando as melhores propostas. Tenho conversado com americanos e canadenses sobre o assunto, Texas talvez ou Califórnia...estou na dúvida.

    Abração,

    Olizal

    _______________________________________
    Este post pode ser visualizado no endereço:
    http://www.englishexperts.com.br/2010/10/17/intercambio-na-nova-zelandia-investimento-cursos-e-mais/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+EnglishExperts+%28English+Experts%29

    By Camilo Lopes
    Olá Pessoal! Acabei de chegar da Nova Zelândia em específico Auckland. Resolvi resumir em um único post minha experiência e processo do meu intercâmbio, assim aqueles que estão com este objetivo, podem obter mais informações e ficar atentos para algumas coisas que descobrimos só quando chegamos lá. Então vamos....

    ResponderExcluir